ZECINTRA no Carroussel du Louvre - Matéria de capa do jornal ATRIBUNA/TVGLOBO de Santos-SP em 29/Nov
- zecintra
- 29 de nov. de 2012
- 3 min de leitura
Via Crucis
Com estilo irreverente, fotógrafo leva sua obra para o Museu do Louvre
Da Redação - Jornal ATRIBUNA - Santos
Zecintra fará parte de delegação de brasileiros
Com irreverência. É dessa forma que fotógrafo Zecintra trabalha o que, gosta de dizer, tem gerado críticas por parte dos puristas. Não está nem aí. Continua estourando na iluminação e saturando nas cores, e um desses resultados vai atravessar o oceano. A obra Via Crucis, no mês que vem, poderá ser apreciada nada menos do queno Museu do Louvre, em Paris.
Curioso? Tudo bem. Uma mostra desse painel fotográfico em metacrilato (o original está embalado para a viagem) compõe as 25 crias suas em exposição na Casa Sépia.
Via Crucis faz parte do acervo 69 e foi registrada durante a encenação da Paixão de Cristo, no Monte Serrat, em Santos. De acordo com Zecintra, “É uma reflexão social-filosófica da realidade brasileira baseada na religiosidade em contraposição aos contrastes sociais e comportamentais do povo brasileiro”.
O fotógrafo fará parte da delegação de artistas brasileiros que estará na exposição anual Socièté Nacionale des Beaux Arts (com 150 anos de tradição), de 13 a 16 de dezembro, no museu francês. A seleção foi feita por Marcelo Neves, da MN Art Galery, em São Paulo, uma das mais importantes do País, na qual Zecintra recentementeexpôs.
“Nossos trabalhos foram avaliados por diversos marchands e curadores renomados, o que me deixa muito orgulhoso e feliz”, diz Zecintra.
Músico e engenheiro de som, ele se surpreende (e a todos) devido ao pouco tempo de intimidade com a câmera: oito meses e apenas há quatro na área das artes visuais. O curto período, no entanto, não o impediu de se entregar às aventuras e experimentações, fazendo com que suas fotografias sejam inseridas no universo da arte.
Tanto é verdade que na última exposição da MN Art Galery, no quase domínio de telas e esculturas, havia apenas duas fotografias, uma delas a sua Suco de Frutas 2, imagem aplicada em metacrilato.
“Eu trabalho com a mistura de técnicas e uso um papel especial de melhor qualidade e gramatura (Fine Art), que dá maior nitidez. Da fotografia eu faço um tipo de sanduíche, e gosto de estourar luz e saturar cores. Me aproximo muito da publicidade e da escola hiperrealista norte-americana”.
Uma das técnicas do fotógrafo Zecintra é saturar cores e estourar a luz
Contra a Maré
Afirma que seu trabalho transcende a fotografia, o que é criticado pelos puristas. “Mas tudo bem, houve época em que diziam que o som da banda Sex Pistols não era rock e que o impressionismo não era arte”.
Zecintra também tem o costume de, a partir de duas fotografias idênticas, juntá-las de forma invertida (daí o nome de acervo 69 às obras com a técnica), criando outra composição.
“Apesar do meu pouco tempo no ramo, estou tendo enorme retorno com elogios e possibilidades de mostrar meu trabalho. Vou cada vez mais diminuir meu lado de engenheiro de som e músico para me dedicar à fotografia, até porque, o mercado de arte está em um bom momento e crescendo”.
Foi por acaso que Zecintra descobriu sua nova vocação. Com dificuldade para encontrar fotógrafo para registrar um show, comprou uma câmera (Cannon T2I semiprofissional), leu o manual de instruções e fez as imagens. Foi no sistema tentativa e erro.
“E fui registrando os shows. Não é fácil, uma vez que tudo trabalha contra. A luz é totalmente irregular (é composta para o show), vem na sua cara, escurece o artista, você fica longe do palco e permite-se fotografar durante uma ou duas canções. É preciso ser eficiente em pouco tempo”.
Uma de suas primeiras experiências na fotografia deu muito certo. Nossa Senhora do Monte Serrat Olhando por Nós foi uma das vencedoras no VII Prêmio Baixada Santista Através das Lentes/2012, de A Tribuna/ TV Tribuna.
Entre músicos clicados (algumas imagens estarão na exposição da Casa Sépia) estão Hermeto Paschoal, Yamandu Costa, o santista Roberto Sion, Arnaldo Antunes, Nasi, Naná Vasconcelos, Charlie Brown Jr. e Sérgio Reis. O endereço é Rua José Cabalero, 51, Santos.

Comentários